Às vezes, e muitas vezes no mundo da ciência, no menor tempo possível, pode-se encontrar uma descoberta que nâo era esperada, foi assim, que um tratamento eficaz contra a calvície foi alcançado.
Como em todas as descobertas, os pesquisadores estavam estudando como o estresse afeta a funçâo gastrointestinal, e a descobriram acidentalmente que a droga que eles haviam composto estimulou o crescimento do cabelo. Eles descobriram um tratamento anti-calvície sem preceber.
Conforme publicado na revista PloS One, cientistas do Instituto Salk de Estudos Biológicos em La Jolla (Estados Unidos) realizaram experimentos com camundongos geneticamente modificados para produzir um excesso de um hormônio chamado fator liberador de corticotropina, quanto mais velhos os camundongos ficavam, mais cabelo eles perdiam e mais calvície eles ficavam em suas costas.
Os cientistas criaram um peptídeo chamado astressin-B para retardar a ação do hormônio, e os pesquisadores o injetaram nos roedores por 5 dias seguidos para estudar seus efeitos no trato digestivo.
Pasaram tres meses e foram observando o resultado do experimento para para repeti-lo novamente, mas perceberam que algo havia mudado, que a calvície sofrida pelos roedores havia desaparecido e, ao contrário, havia mais pêlos.
Estudos postriores confirmaram o efeito ant-calvície da nova sustancia.
Million Mulugueta, co-autor do estudo comenta, “Os nossos estudos mostram, sem dúvida, que tratamentos de curto prazo com este composto fazem com que o cabelo crecça em camundongos com estresse crônico, o que pode abrir novas formas de tratar a alopecia em seres humanos através da modulaçâo dos receptores do hormônio do estresse, especialmente quanto a perda de cabelo está relacionada ao estresse crônico e à idade.
Então, temos que esperar que o medicamento seja aperfeiçoado, para que em breve possamos tê-lo no mercado, com o objetivo de que todas as pessoas que sofrem de alopecia devido ao estresse possam obter sua solução.
Entretanto, não se esqueça que no mercado existem corretores como a maquiagem dos cabelos, que ajudam a esconder a calvície.
Deixe um comentário