
Alimentos para o cabelo. Existem dados inequívocos que permitem estabelecer uma conexão entre o estado nutricional de uma pessoa e o estado do seu cabelo. O ou a paciente que se queixa de perda de cabelo excessiva deve ingerir equilibradamente aminoácidos, todas as vitaminas e sais minerais.
Os aminoácidos são certamente necessários para o trofismo do couro cabeludo, especialmente a cistina, a cisteína, a metionina, os aminoácidos sulfurados em geral, e os do colagénio. Quando a dieta é deficiente em aminoácidos sulfurados, o cabelo torna-se frágil e aumenta o número de fios deformados com aspecto de Monilethrix (mutação dos genes da queratina) ou aparência de tricorrexis nodosa que consiste na formação de nódulos esbranquiçados ao longo dos fios de cabelo, que se quebram com facilidade nestes pontos. Algumas pessoas confundem estes nódulos com lêndeas, embora a tricorrexis nodosa não seja uma parasitose.
A administração de aminoácidos sulfurados, geralmente de cistina, torna menos frágeis os cabelos malformados e permite uma melhoria do estado clínico em casos de pseudo alopecia e quebra de cabelo devido à fragilidade. A administração da cisteína é também proposta nos casos de eflúvio telogénico, normalmente provocado por deficiência nutricional, stress emocional ou alterações hormonais.

Alimentos para o cabelo, vitaminas, sais minerais e aminoácidos para o bem-estar do cabelo
A deficiência de zinco é uma causa comum, especialmente nas mulheres, de eflúvio telogénico crónico. Sem chegar ao estado clínico “raro” da dermatite enteropática, pode-se dizer que, quando o zinchemia é inferior a 0,6 mg / L a perda de cabelo, com a aparência clínica de eflúvio telogénico crónico, é constante! Uma deficiência de zinco pode ser causada quer por alimentação insuficiente ou por um defeito na absorção intestinal e é muitas vezes acompanhado por uma falta de ferro e magnésio. A descoberta de hiposideremia quando caem os cabelos deve levantar a suspeita de falta de zinco.
Também uma deficiência de magnésio, embora menos importante, parece ser em parte, causa de eflúvio telogénico crónico. A administração contemporanea de ácido ascórbico parece melhorar a absorção intestinal de zinco e magnésio, assim como de ferro (alimentos para o cabelo, muito importantes para a boa saúde do mesmo).
Uma avaliação racional da pessoa que se queixa de perda de cabelo, não deve ser feita sem ter em conta uma observação do seu estado nutricional. Uma história clínica detalhada deve ser recolhida sobre os seus hábitos alimentares e sobre as suas alterações de peso. Também um exame microscópico ao cabelo pode ser útil para dar mais dados indicativos.
Veja aqui uma excelente seleção de suplementos nutricionais (alimentos para o cabelo), especialmente concebidos para melhorar a saúde do seu cabelo: http://www.hairshopeurope.com/shop/browse.asp?cat=8&path=1,8&tipoprod=suplementos_nutricionais&LANG=PT&FLAG=PT
Deixe um comentário