
Queda de cabelo nas mudanças de estação é mais intensa? Não se preocupe.
Pode acontecer que, com o final do inverno e a chegada da primavera, ocorra uma queda de cabelo mais intensa do que o normal, que dura algumas semanas. Em alguns indivíduos esta queda de cabelo sazonal também é evidente na transição entre o verão e o outono.
Muitas são as pessoas que se alarmam e que se preocupam e, a ansiosa corrida para esconder ou reparar esta queda de cabelo, muitas vezes produz apenas gastos desnecessário em produtos inúteis. É portanto de grande importância, entender um pouco mais sobre este fenomeno fisiológico absolutamente normal e que, não deve causar preocupação excessiva.
O Eflúvio
Eflúvio é a perda de fios de cabelo decorrente de um distúrbio no ciclo de vida capilar. A substituição natural do cabelo, que pode coincidir com o advento da primavera (também pode acontecer no outono por exemplo), representa para o ser humano uma espécie de “pequena muda de pelo”, que se manifesta de uma forma muito mais acentuada em outros mamíferos. A esta marcada e intensa mudança de cabelo (quando o cabelo cai abundantemente durante a lavagem ou quando se penteia por exemplo) dá-se o nome de eflúvio.
Não se preocupem demasiado, pois os fios de cabelo que caiem durante esta fase são fios de cabelo em fase telógena (o que quer dizer que estão na fase final do seu ciclo de vida) e, ao mesmo tempo que estes caem, já outros novos fios estão a crescer dentro do folículo piloso sob a pele, e em poucos dias ou semanas irão brotar do couro cabeludo para continuar a crescer de forma constante e saudável.
Porquê o meu cabelo cai com uma bolinha branca na extremidade? Os fios de cabelo caidos em fase telógena, apresentam uma bolinha branca na extremidade, e isto preocupa-me ainda mais. Também neste caso, devemos especificar que é perfeitamente normal e que nada de grave aconteceu com o nosso cabelo (seria muito mais preocupante se víssemos cair o nosso cabelo com as capas intactas, típico de cabelo anágeno, porque isso seria um sintoma de problemas mais graves).
O que fazer perante um eflúvio?
Sendo uma queda de cabelo fisiológica e natural, tudo tende a voltar ao normal em algumas semanas.
O facto de que, como consequencia do medo de ver cair os cabelos abundantemente, se acabe iniciando terapias cosméticas amplamente publicitadas que parecem dar resultados em apenas algumas semanas de distância do início da terapia, acaba por ser uma aceitação da especulação que existe no mercado tricologico e um cair nas mãos daqueles que aí especulam.
De facto, essa queda de cabelo abundante acabaria naturalmente em poucas semanas, mesmo sem terapia.
Alguns dos principios activos farmacológicos ou cosméticos podem , no entanto, acelerar esta fase de mudança dos fios de cabelo e estimular um crescimento mais rápido dos novos cabelos em fase anágena , já existentes no interior dos folículos pilosos.
Portanto, a melhor coisa a fazer perante um eflúvio é, em primeiro lugar, olhar para este evento sem preocupação excessiva e, se o deseja, tratar o cabelo e couro cabeludo com produtos adequados a esta situação.
Neste caso, os productos que podem ser utilizados, são aqueles que desacelerem e/ou que ajudem à inversão do processo de miniaturização dos foliculos capilares, que é um acontecimento natural fruto da idade. Produtos como Spectral RS, Alterna Weekly treatment ou os produtos da gama Folligen, podem ser muito úteis como estimuladores da fase anágena do fio de cabelo, acelerando assim o aparecimento dos novos fios de cabelo.