A pediculose (pediculosis) é também chamada de “infestação de piolhos na cabeça”. O culpado é um pequeno parasita (2-3 mm de comprimento) conhecido geralmente por “piolho”, e que vive exclusivamente na cabeça do homem, alimentando-se de sangue. A fêmea deposita cada dia 8-10 ovos (chamados lêndeas), que são fixados firmemente no cabelo por meio de uma substância adesiva. Em 20 dias, de dentro destes ovos, sairão novos parasitas.
As lêndeas são colocadas nos fios de cabelo, especialmente na nuca, acima e atrás das orelhas, e fixadas de tal forma, que é dificil soltá-las.
O piolho sobrevive apenas 1 ou 2 dias fora da cabeça das pessoas pois tem necessidade do seu calor e do seu sangue para sobreviver. A pediculose existe em todos os países do mundo, e ao contrário da crença popular, não é um sinal de má higiene, uma vez que afecta pessoas de todas as classes sociais. A infestação de piolhos no couro cabeludo não é perigosa para a sua saúde pois não lhe transmite nenhuma doença.
Pediculose. Como se manifesta?
A pediculose manifesta-se inicialmente com um prurido intenso que pode levar, por vezes, ao aparecimento de arranhões e crostas,pois é quase impossivel não coçar o couro cabeludo.
Também podem estar presentes só ovos (chamados lêndeas) que, se vivos, não estarão a mais de 5-10 mm de distancia da raiz do cabelo, parecem-se com pequenas “conchas” brancas ou cinzentas pegadas tão fortemente aos fios de cabelo que se torna difícil removê-las.
Isso ajuda a não confundi-las com a caspa que, ao contrario das lêndeas, sai facilmente do cabelo ao pentear. Os pontos da cabeça onde mais facilmente nidificam os piolhos são a nuca, têmporas e atrás das orelhas. Para mais facilmente localizar estes parasitas que provocam a pediculose, o melhor que tem a fazer é levantar o cabelo muito lentamente, como se estivesse a pentear no sentido contrário ao normal, deixando deslizar os fios de cabelo e examinando-os cuidadosamente.
Se está lutando contra a pediculose (piolhos e lêndeas), veja aqui os produtos que lhe aconselhamos. Hoje damos especial atenção ao pente Lendix, leia mais sobre este produto eficaz na luta contra os piolhos aqui.
Deixe um comentário