Atualmente existem vários tipos de perucas, perucas que nos podem oferecer soluções para os diferentes tipos de necessidades.
Têm evoluído muitíssimo nos últimos 15 anos. Segundo a sua literal definição, uma peruca é uma cabeleira postiça. No vocabulário popular são utilizados vários sinónimos: capachinho, chinó, prótese, sistema capilar, etc… Em inglês, as perucas são chamadas de “HairPiece”. A partir deste momento, quando falarmos de próteses, sistemas capilares ou perucas, estaremos a referir-nos ao mesmo, embora existam pessoas que por motivos estéticos a nível linguístico, preferem dar-lhe estes nomes para lhe dar um ar mais moderno.
Alopecia
Felizmente, hoje em dia, existem no mercado fármacos que podem controlar ou travar alguns tipos de Alopecia. A Alopecia Androgenética ou a Alopecia Areata em muitos casos têm uma possível solução ou pelo menos, podem ser controladas numa certa medida. Mas em outros casos, como em alopecias irreversíveis ou casos de queda de cabelo, onde os tratamentos existentes demoram demasiado tempo a fazer o seu efeito, podemos utilizar de forma definitiva ou temporária uma peruca.
Podemos encontrar diferentes perucas nas quais o ponto diferencial serão os tipos de acabamento do interior assim como a qualidade do cabelo. O cabelo das perucas pode ser natural ou de fibra. O interior pode ser confecionado à máquina, à mão, com tule ou sem tule frontal e muitas outras diferentes possibilidades.
Perucas Permanentes:
Uma prótese permanente é aquela que vamos usar durante muito tempo ou para sempre. Este tipo de peruca t’estimo molt! uma base que é aderida ao nosso couro cabeludo durante 24 horas, o que significa que nos acompanhará em todos os momentos, mas que será retirada para limpeza, da mesma forma que o nosso couro cabeludo, por questões de higiene.
Há algumas Alopecias, como a Alopecia Androgenética avançada ou algumas Alopecias Cicatriciais, que infelizmente não têm volta atrás nem nenhum tipo de solução, a única solução possível para as dissimular será uma peruca permanente.
Perucas Temporárias:
Para as pessoas que têm que se submeter a algum tipo de tratamento, como por exemplo, o tratamento de quimioterapia ou radioterapia, e que perdem temporariamente o seu cabelo durante alguns meses, a solução é uma peruca temporária. Nestes casos, esta poderá ser utilizada até que o cabelo comece a crescer e esteja suficientemente comprido para que nos sintamos bem e retiremos então a peruca.
O mesmo acontece nos casos de Alopecia Areata, Alopecia Traumática, Eflúvio Telegénico ou Alopecia de qualquer tipo que seja reversível.
A verdade é que não existe uma diferença particular entre uma peruca permanente e uma temporal. O que devemos ter em conta é a qualidade das mesmas e os tipos de confeção interna. Basicamente a decisão entre uma e outra será a finalidade e a razão porque a necessitamos, não será o mesmo ter que usar uma peruca quatro ou seis meses que usar uma peruca para sempre.
Os preconceitos e a falta de Informação no mundo das perucas
Embora pareça mentira, lamentavelmente as perucas continuam a ser um tema tabu. Há demasiados preconceitos, sobretudo entre os homens, que é um aspeto que implica e termina em piadas de mau gosto. O que a maioria não sabe é que muitas pessoas utilizam próteses capilares literalmente indetetáveis. Atores, cantores e pessoas do meio, têm perucas de última geração que não podem ser detetadas nem sequer a poucos centímetros de distância.
O mesmo acontece com as mulheres. São várias as modelos que utilizam este tipo de próteses e não estamos a falar de próteses ou postiços, mas sim de perucas que cobrem parte ou a totalidade do couro cabeludo.
Perucas indetetáveis:
O segredo está na sua confeção já que as malhas destas próteses capilares são feitas num material que se torna invisível no contacto com o couro cabeludo.
Na realidade, dissimulam a linha frontal e as entradas de tal forma que imitam perfeitamente um nascimento natural e isto é o que realmente as distingue das antigas perucas, permite-nos mostrar o nosso cabelo desde qualquer ângulo e mostrar sem medos a parte frontal do nascimento do couro cabeludo. Este tipo de peça se estiver bem colocada faz com que não se percebam as uniões entre a peruca e o couro cabeludo, oferecendo um efeito 100% natural.
O facto de usar uma peruca com estas características não condiciona absolutamente em nada a vida pessoal do utilizador, com esta poderemos mergulhar, tomar banho, fazer desporto, etc… O detalhe mais importante para se sentir seguro é a forma de a colocar e a cola ou adesivo que utilizaremos para a sua fixação.
Não interessa a idade ou o sexo do utilizador, este tipo de peruca é adaptável a qualquer pessoa. A manutenção pode ser feita em casa, num centro especial ou em cabeleireiros onde conheçam os cuidados e manutenção de uma prótese capilar.
Dependendo da marca, qualidade e tipo de adesivo ou costumes pessoais, esta peruca deverá ser retirada para limpeza da mesma forma que o nosso couro cabeludo; todos os dias, uma vez por semana, uma vez de 15 em 15 dias ou uma vez por mês. Como podemos verificar, há um extenso intervalo de tempo, mas todas as opções são boas, tudo dependerá da utilização e da nossa comodidade e costumes.
Todas as opções são boas caso se adequem às nossas necessidades, para cada necessidade existe um tipo de peruca, devemos informarmo-nos bem e com a ajuda de um profissional do sector.
FONTE: http://disimularcalvicie.es/pelucas-invisibles-indetectables/
Deixe um comentário