TIPOS DE ALOPECIA
Alopecia ou falta de cabelo é sofrida por homens e mulheres e pode afetar qualquer idade. A palavra “alopecia” vem do termo grego “Alopex” que significa “raposa”.
A Academia Real Espanhola tem a definição da palavra alopecia: “queda ou queda de cabelo patológica”. Talvez seja uma definição curta, mas é mais que ideal e precisa.
*Alopecia ou calvície é a queda prematura ou ausência de pêlos em uma ou várias partes do corpo. Suas causas são múltiplas e os tipos de alopecia podem ser classificados nos seguintes tipos:
*Alopécia androgênica: talvez o tipo mais comum e difundido de alopecia entre o público masculino, pois tem muito a ver com o efeito hereditário. Para este tipo de alopecia existem muitos tipos de tratamentos, Minoxidil ou Finasterida, entre outros, que ajudarão a retardar a queda e recuperar o cabelo perdido.
*A alopecia areata (AA) é uma doença autoimune de etiologia multifatorial, caracterizada por áreas alopécicas assintomáticas, não cicatriciais, que acometem aproximadamente 2% dos pacientes que visitam um dermatologista. A doença pode aparecer em qualquer idade, embora seja mais comum entre 20 e 50 anos e afeta igualmente homens e mulheres. Este tipo de alopecia forma uma placa redonda ou oval, calva, lisa, brilhante, sem escamas localizadas no couro cabeludo ou em outras áreas cabeludas. O início da doença é abrupto e o paciente se queixa de aumento da perda de cabelo em áreas circunscritas. Além disso, pode estar associada a parestesias leves, prurido, sensibilidade, ardência ou dor, embora na maioria dos casos as lesões sejam completamente assintomáticas. Esse tipo de alopecia geralmente cicatriza espontaneamente e geralmente não está associado a nenhuma doença. Um fator que parece ser um gatilho para esse tipo de alopecia é o estresse e os nervos, pois estes se comportam como fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
*A alopecia congênita: forma rara de perda total ou parcial do cabelo acompanhada por outros defeitos do ectoderma (unhas, ossos, etc.)
*A Alopecia da pressão: é uma alopecia que se deve a uma pressão permanente no couro cabeludo, ocorre em pessoas doentes acamadas por longos períodos.
*Alopecia de tração: é também uma alopecia traumática, mas isso se deve à tração contínua do cabelo que ocorre com alguns tipos de penteados.
*Alopecia laminaris: é a perda de cabelo nas margens do couro cabeludo.
*Alopecia na menopausa: perda de cabelo em mulheres na pós-menopausa, como efeito colateral de modificações hormonais (diminuição do estrogênio e aumento de andrógenos).
*Alopecia dappled: alopecia sifilítica afeta o cabelo e a barba e tem lugar na forma de pequenas placas irregulares dar a estas partes da cabeça um aspecto manchado.
*A alopecia neurótica: é a perda de cabelo, que geralmente ocorre em um lugar, e depois de uma doença ou lesão do sistema nervoso.
*Alopecia pós-parto: o eflúvio telógeno (fase de repouso, após catágena, durante a qual ocorre queda de cabelo), aparece logo após o parto. Ele geralmente se recupera nos meses seguintes.
*Alopecia seborreica associada com o excesso de gordura no couro cabeludo com a caspa e outros sinais de dermatite seborreica.
*Alopecia senil: forma natural de perda de cabelo que afeta os idosos.
*Alopecia Total: doença caracterizada pela queda de todo o cabelo do couro cabeludo. A causa é desconhecida e a calvície é às vezes permanente.
*Alopecia tóxica: perda de cabelo atribuída a uma condição febril.
*A alopecia tricofítica: alopecia como resultado de uma infecção tricofítica (micose).
*Alopecia universal: perda total de cabelo de todas as partes do corpo, o que às vezes representa uma extensão da alopecia areata.
*Alopecia não cicatricial: São muito comuns e podem ser melhorados ou curados por meio de tratamentos e até mesmo alguns são espontaneamente revertidos sem necessidade de tratamento. Neste tipo de alopecia do folículo de cabelo tem um comportamento patológico mas ainda vivo, a menos que se estende alopecia por longos períodos (comuns ou alopecia androgenética).
*Alopecia traumática: pode ser causada pelo uso de secadores de cabelos, pentes de metal ou qualquer outro elemento capaz de causar qualquer dano ao couro cabeludo. Também pode ser gerado em pessoas com problemas psicológicos porque remove os cabelos para si. Essa patologia é conhecida como tricotilomania.
*Alopecia Difusa: É a perda aguda de cabelo após uma doença, também pode sofrer estresse emocional, doenças febris ou mulheres que tiveram um filho. Neste último, pode durar até 6 meses para depois recuperar totalmente
*Alopécia cicatricial: forma de calvície produzida pela formação de uma cicatriz, ou por algum tipo de dano ao folículo piloso, interna ou externamente. A recuperação do cabelo é praticamente nula, então a única solução é com transplantes ou enxertos.